Picota

A Picota é o segundo ponto mais alto na Serra de Monchique, com 774 m de altitude. Oferece uma paisagem deslumbrante, embora mais escarpada, e um dos mais amplos e talvez, mais belos, cenários que abrangem uma vasta extensão do litoral algarvio e do mar. Não é tão conhecida e visitada como a Fóia, sendo também menos “turística”. A paisagem observada a partir deste ponto é deslumbrante, mostrando toda a beleza da região Algarvia.

Localizada a cerca de 5km do centro de Monchique, é acessível por carro ou a pé. Se for de carro, existe apenas uma estrada alcatroada que permite chegar quase ao topo. Esta estrada é uma estrada secundária, sem sinalização e em algumas partes com a largura apenas para um carro passar. 

Após a chegada ao topo, para apreciar a vista na sua plenitude, é necessário que se suba a pé mais cerca de 50 metros, por entre rochas, até mesmo ao topo da Picota. Será difícil para alguém que tenha pouca mobilidade de subir até ao cimo, visto exigir alguma força e destreza.

Se preferir subir a pé, então existem mais opções de acesso. Além de poder ir pela estrada alcatroada “principal”, pode fazê-lo por caminhos secundários. Nalguns casos, fará algumas partes em estrada com asfalto e partes de caminhos de terra batida. Existem alguns trilhos da Via Algarviana que passam pela Picota, pelo que estão devidamente assinalados. A subida a pé levará cerca de 1h. A Picota é sobretudo rica no seu património natural, nomeadamente em termos de fauna e flora, pelo que se fizer o caminho a pé, poderá apreciar melhor a paisagem ao longo do trilho.

No topo da Picota, irá deparar-se com uma vista incrível sobre o litoral algarvio, mas também sobre a vila de Monchique, com as suas casinhas brancas espalhadas pela paisagem, formando uma imagem muito pitoresca.

Sugestão de passeio: chegue cedo a Monchique e deixe o carro algures na vila. Desloque-se à Picota a pé, aprecie a paisagem, escute o cantar dos passarinhos e os cheiros que pairam no ar. Ao chegar ao cimo, deixe-se ficar a desfrutar da paisagem, sentado em alguma rocha. Desça a montanha e almoce nalgum restaurante da zona, para repor energias.

Dica: se decidir ir a pé, leve água. Até ao cume da Picota é sempre a subir, pelo que se sentir cansado, descanse e retome quando se sentir mais descansado.

Picota – Monchique