Caldas de Monchique

Entre o azul do céu e o verde da serra encontram-se as Caldas de Monchique, com um conjunto de edifícios históricos recuperados e com o único Spa termal do Algarve. 

Situadas a cerca de 250 metros acima do nível do mar, num formoso vale da Serra de Monchique, e num ambiente de vegetação luxuriante e de luminosidade incomparável, a estância termal é um inesperado oásis de tranquilidade e um recanto verdadeiramente paradisíaco.

A pouca distância de Monchique, as Caldas são um dos seus maiores atractivos. Tem reputação a boa qualidade da água, considerada medicinal; as termas (hoje em dia dedicadas ao tratamento de algumas doenças), existem desde o tempo da ocupação romana. Este povo, que tanta importância deu à água, construiu neste local um importante balneário.

Reza a história que os romanos já se banhavam nas águas das Caldas de Monchique, gozando os benefícios das suas excelentes águas termais. Sódica e rica em flúor e em bicarbonato, a água termal das Caldas de Monchique é particularmente indicada para afeções das vias respiratórias e afeções músculo-esqueléticas e, ao nível dos tratamentos de beleza, tem grande efeito hidratante. 

O Spa das Termas de Monchique fornece tratamentos médicos e de lazer. No primeiro caso, existe acompanhamento de prescrição médica dos tratamentos. No segundo caso, o visitante pode apenas fazer um tratamento à sua escolha.

Embora existam cinco hotéis, quem quiser utilizar os tratamentos termais ou de lazer das termas não necessita de ficar alojado. Na maioria dos casos, fica alojado quem vem de longe.

O hotel que fica no mesmo edifício das Termas de Monchique é o Hotel Termal. Um pouco mais afastados, encontram-se o Hotel Central, a Estalagem D. Lourenço, o Hotel D. Carlos e os Apartamentos D. Francisco. Existe um bar, o Alkaline (outrora conhecido por Tasco), o Bar Monchique localizado no Hotel D. Carlos e o Restaurante 1692, localizado no centro.

Uma praça sombreada por árvores e um conjunto de edificações com a arquitetura característica dos finais do séc. XIX, e início do séc. XX, definem o ambiente tranquilo e repousante das Caldas de Monchique. 

Um dos grandes atrativos das Caldas de Monchique é, também, o extenso parque arborizado que sobe a colina. Os jogos de sombra e de luz, o suave murmúrio do ribeiro e as árvores seculares criam um espaço que convida a um passeio repousante ou a um agradável piquenique nas mesas de pedra. Nesta zona vai encontrar também a famosa Fonte dos Amores.

Merecem também uma visita o pequeno pavilhão envidraçado da fonte, onde jorra uma água bolhante, e a capela de Santa Teresa, pelos seus painéis de azulejo do séc. XVIII, que narram a vida da Santa. Esta capela  normalmente encontra-se fechada, porém, é possível solicitar a sua abertura à gerência das Termas de Monchique. A capela continua a ser usada, por vezes, para casamentos.

A zona das Caldas de Monchique tem um microclima especial, que faz com que as temperaturas sejam mais amenas que no resto da região.

Próximo das Caldas de Monchique existe a fábrica que extrai e engarrafa a muito conhecida água termal.

Caldas de Monchique